Notícia

Protagonismo cultural e biodiversidade da Amazônia são destaque em livro da FGV Conhecimento

Mini descrição

Lançamento ocorreu em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente 

Data
...
Texto

Atenta a questões que impactam a presença do Brasil nos debates mundiais, a Fundação Getulio Vargas lançou o livro Amazônia XXI no dia 06 de junho 2022 em evento realizado na FGV Conhecimento, na rua Jornalista Orlando Dantas, 36, Botafogo, Rio de Janeiro. A publicação reúne artigos diversificados que buscam retratar a região amazônica a partir de uma visão contextualizada que atravessa questões ambientais, culturais, artísticas, educacionais e sustentáveis, ressaltando o protagonismo central do bioma e reiterando a missão da instituição de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional. 

Em data que coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente, o lançamento da edição bilíngue contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, professor da Universidade de São Paulo e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Alexandre de Moraes; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, professor da Fundação Getulio Vargas e coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento, Luis Felipe Salomão; do ministro do STJ e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Antonio Saldanha Palheiro; do ministro do STJ, professor da FGV e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Marco Aurélio Bellizze; do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e coordenador adjunto do Centro do Judiciário da FGV Conhecimento, Elton Leme; e do desembargador do TJRJ, presidente da Mútua dos Magistrados do TJRJ, professor da FGV e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Ricardo Couto. 

Também estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região Theophilo Antonio Miguel; o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos; o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira; e o secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Miccione. 

Com vasta área tropical natural, a Amazônia é um ambiente extremamente complexo e dinâmico, além de ter importância incalculável para o planeta. São 350 trilhões de árvores - cerca de 45 árvores para cada habitante do mundo - nas quais são estocadas ao menos 80 bilhões de toneladas de carbono. É fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais. Sua bacia hidrográfica é composta por uma variedade de paisagens e ecossistemas, que incluem não apenas as florestas tropicais úmidas, florestas inundadas ou várzeas, como também savanas e uma rede intrincada de rios, lagos e igarapés. Essa é a Amazônia que inspira o orgulho nacional, as artes e a ciência no país. 


Organizada pelo curador de arte Paulo Herkenhof e pela coordenadora de Cultura e Sustentabilidade da FGV Conhecimento, Silvia Finguerut, a obra reúne artigos que suscitam reflexões a partir de desafios e ameaças relacionadas ao bioma, aspectos institucionais, propostas da bioeconomia e da atuação da sociedade civil no apoio à preservação e ao monitoramento da Amazônia. Outros temas abordados são as urgências dos povos indígenas e a riqueza da produção cultural e artística local. Ao todo, são quinze textos de diferentes especialistas, incluindo o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, o diretor da FGV Conhecimento, Sidnei Gonzalez, o ministro Marco Aurélio Bellizze e o desembargador Elton Leme. 


A publicação conta, também, com cerca de 180 imagens, entre fotografias e reproduções de documentos e obras de arte, reunidas a partir de um meticuloso processo de curadoria somado a pesquisas que delineiam o pungente cenário artístico que constrói a visualidade amazônica contemporânea.  

O lançamento ocorreu após o 3º encontro do ciclo de reuniões organizado pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento, que objetiva debater sobre os impactos da tecnologia na promoção da sustentabilidade. Nele, pesquisadores apresentaram um recorte da pesquisa de inteligência artificial realizada pelo Centro, que mostrou os efeitos positivos do uso da tecnologia no Judiciário para a sustentabilidade, com a proposta de aprofundar a relação entre tecnologia e sustentabilidade.