Notícia
Presidente de Portugal recebe livro “Minha Pátria é Minha Língua” na Feira do Livro de Lisboa
Fruto da parceria entre FGV Conhecimento, IDP e FIBE, a publicação celebra o bicentenário da Independência do Brasil a partir das interseções luso-brasileiras
O livro “Minha Pátria é Minha Língua” foi escolhido pelo embaixador Raimundo Carreiro para presentear o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na abertura da 92ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que ocorre de 25 de agosto a 11 de setembro.
Publicada pela Fundação Getulio Vargas em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa e o Fórum de Integração Brasil Europa, a obra reúne ensaios e textos de renomados autores da língua portuguesa para abordar as relações luso-brasileiras na cultura, na história e na contemporaneidade, enfatizando as interseções entre Brasil e Portugal. Entre eles, estão Fernando Henrique Cardoso, José Sarney, Carlos Ivan Simonsen Leal, Gilmar Mendes, Luis Felipe Salomão, José Roberto Castro Neves, José Roberto Afonso, Raimundo Carreiro, Luis Faro Ramos, João Marco de Deus e Vitalino Canas. A publicação faz parte das comemorações do “Fórum 200 Anos: Independência com Integração”, que acontece entre os dias 4 e 9 de setembro, em Lisboa, Porto, Coimbra e Cascais.
Organizado pelo crítico de arte e curador Paulo Herkenhoff e pela coordenadora de Cultura e Sustentabilidade da FGV Conhecimento, Silvia Finguerut, o livro busca evidenciar que a herança lusa encontrou terreno fértil e criativo no além-mar a partir de um cruzamento de celebrações e vocações, incluindo a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.
O lançamento em solo lusitano será realizado em parceria com a Embaixada do Brasil em Portugal no dia 5 de setembro, às 16h30 (horário de Lisboa), na Feira de Lisboa. “Minha Pátria é Minha Língua” será lançado simultaneamente do outro lado do Atlântico, às 17h, na casa da FGV Conhecimento, em Botafogo, Rio de Janeiro, com a presença de autoridades, lideranças e profissionais das áreas de Cultura, Arquitetura, Direito e Educação, entre outras.